Por que comprar na Barramusic?

Uma pergunta recorrente de nossos novos clientes: Porque devo confiar na BarraMusic? Em um país onde a impunidade impera sobre a lei, nada mais normal do que fazer essa pergunta. A grande maioria não a faz por educação, mas ela está constantemente no pensamento de quem nunca comprou conosco ou ainda de quem nunca comprou instrumentos musicais pela internet.

Não podemos, em uma simples resposta, convencê-lo da qualidade do nosso trabalho. Por isso o texto é extenso e completo. Esse longo texto além de mostrar as qualidades do nosso trabalho, aponta também nosso padrão de atendimento, para que você saiba quando algo dá errado em sua negociação e, sendo o caso, nos acione para resolver o problema.
Abaixo descrevemos os tópicos abordados ao longo desse post.

Porque a Barramusic é de fato uma loja especializada em Internet?
Pesquise, a Internet não mente no que diz respeito a histórico de condutas.
Experiência em vendas pela internet.
Historia da Barramusic.
Experiência da equipe.
Dedicação total para se resolver eventuais problemas decorrentes de negociação.
Estoque atualizado diariamente.
Luthier trabalhando em tempo integral na loja
Condicionamento correto dos produtos, com verificação e regulagem antes do envio.
Beto Laureano, pessoa pública

Porque a Barramusic é de fato uma loja especializada em internet?

Essa é uma pergunta importante. Quem conhece nossa loja física, sabe que nossa realidade é muito diferente da maioria das lojas. Nascemos junto com uma escola de música que era, nos anos 90, a força motriz do grupo. Com o tempo, a venda de instrumentos foi amadurecendo até que em 2005 as vendas pela internet se tornaram uma realidade e nos moldamos para isso, vendas à distancia. Fato bacana é que mais da metade das nossas vendas são na própria loja, que não passa de uma sala comercial muito bem localizada. dentro do estacionamento do Barrashoping. Nosso “show room” se resume a um espaço para teste dos produtos anunciados. Os produtos que vendemos estão guardados em nosso estoque, dentro das suas embalagens originais. Todos os responsáveis pelas vendas trabalham em um computador, o tempo todo online. Estamos sempre atentos à novas formas de comunicação como o Whatsapp, que em 2015 se tornou um grande aliado em nossas negociações.

A distância física e o tipo de produto que vendemos, criam a necessidade de uma relação de confiança entre nós e nossos clientes. Esses mesmos fatores demandam um cuidado específico com os processos de expedição e logística. Assim, além de todo o aprendizado que só a experiência e o tempo trazem, buscamos sempre melhorar o serviço oferecido, elevando e criando novos padrões ao mercado, seja pela implementação de processos especializados ou criação de conteúdo próprio. Trabalhamos nessa direção: ser uma loja especializada em atendimento pela internet. Não há planos, por ora, de se abrir uma loja de rua ou shopping.

Pesquise, a Internet não mente no que diz respeito a histórico de condutas.

Nos dias atuais uma boa pesquisa na internet é fundamental para auxiliar em uma compra.Sites especializados em reclamações são ferramentas indispensáveis e tornaram essa tarefa algo mais fácil. No Brasil o Reclame Aqui tornou-se referencia de consulta, e nosso perfil lá mostra que quando uma guitarra é quebrada em um envio, nós a trocamos, e um mal entendido no qual deixa-se claro que a dedicação no atendimento não tem dia nem hora para acontecer. Começamos nossa trajetória no Mercado Livre em 2005 e por razões que fogem à nossa filosofia de atendimento, abandonamos essa plataforma, porém, não deixa de ser uma forma de conhecer nosso passado. Clique aqui e conheça nosso histórico de qualificações no ML.

O Cifra Club também é um ótimo local para consultas, por se tratar de um canal especializado, e no fórum sobre instrumentos musicais a BarraMusic é sempre citada. Uma boa alternativa é conversar com o seu luthier de confiança, como ele atende uma quantidade grande de músicos existe uma possibilidade grande de ele nos conhecer. Nossa Fan page no facebook tem atualmente mais de 130 mil assinantes.

Experiência em logística em vendas pela internet

Vendendo pela internet desde 2005, adquirimos uma experiência substancial nos processos de envio de instrumentos musicais. Além dos melhoramentos das questões pré envio, as quais garantimos e buscamos a excelência, optamos por trabalhar com as melhores empresas na área de transporte de cargas, que sejam comprometidas com seu serviço e clientes, assim como nós.

Após trabalhar com diversas empresas, sempre buscando o equilíbrio entre preço e qualidade, chegamos às atuais opções, as quais acreditamos serem as melhores neste setor, e que prestam serviço com abrangência nacional.

Além da escolha das transportadoras, nos reservamos ao direito de usar a experiência para limitar certos tipos de transporte a determinadas encomendas. Instrumentos de cordas, bem como amplificadores valvulados e teclados devem ser enviados somente via transportadoras, buscando justamente o serviço adequado, levando-se em consideração a vulnerabilidade das cargas, se mal manuseadas.

Mesmo confiando nos parceiros que utilizamos nesta etapa, nos resguardamos com certas ações, principalmente na embalagem, onde não economizamos no plástico bolha, para que se reduzam os espaços livres dentro da caixa, evitando deslocamento do material, assim como, mesmo não sendo obrigatório, mantemos um padrão de envolvimento de todas as embalagens em papel pardo. Isso porque o papel pardo é um papel mais frágil e que “acusa” mais facilmente algum possível dano. Com isso, os funcionários das transportadoras terão maior cuidado e o processo fica ainda mais seguro. Apenas como exemplo, indico que 70% dos envios de instrumentos de cordas vendidos em nossa loja, são feitos sem case, a todo Brasil, e como uma taxa irrisória de danos no envio.

Ainda assim, pedimos sempre a colaboração de nossos clientes para que, na chegada da encomenda, verifiquem o produto ainda na presença do entregador, já que se houver algum dano, a mercadoria poderá ser recusada, bastando ao cliente escrever um breve relato no verso do conhecimento e devolvê-la ao entregador da transportador. Somente recusando a entrega o comprador tem o direito ao seguro sobre danos que garante a troca do instrumento ou a devolução do valor caso não tenhamos estoque para reposição.

Com todo esse cuidado garantimos o sucesso de nossas negociações, com a satisfação de nossos clientes com a qualidade do material recebido.

História da BarraMusic

Importante contar a história da BarraMusic para dar segurança ao comprador, mostrando que somos uma empresa tradicional do setor.

A BarraMusic foi criada em 1996 pelo Professor Beto Laureano – um apaixonado por música, instrumentos musicais e comércio – nossa empresa é uma das pioneiras a usar a poderosa ferramenta da internet na venda de instrumentos musicais no Brasil. Esse tipo de comércio, traz justamente na amplitude de seu alcance, seus maiores desafios.

Justamente em 2005 após mais uma baixa considerável de alunos na escola de música procuramos uma forma de arrecadar dinheiro para pagamento de despesas e após valioso conselho do amigo Luiz Felipe de Moraes, da loja EI Música anunciamos uma guitarra ” encalhada” na plataforma do Mercado Livre. Para nossa surpresa a mesma foi vendida em uma semana. Anunciamos outra e pedimos alguns violões Tagima Memphis AC 60. Não houve como parar… Como já vendíamos no ambiente físico havia 10 anos, tudo ficou mais fácil.

Nosso maior diferencial, porém, talvez seja a continuação da interação mais pessoal e próxima, típica das lojas de rua, anterior à revolução digital. Respondemos pessoalmente nossos clientes nos diferentes canais de atendimento, inclusive com a interação do próprio Prof. Beto em alguns casos e passamos o dia todo interagindo com os compradores e interessados em nossos produtos, atendendo sempre com bom senso, honestidade e conhecimento, aliados ao enorme prazer em auxiliar na busca pelo melhor instrumento, seja na faixa de preço que o cliente desejar. Esse ultimo aspecto não faz parte da historia em si mas é a principal razão da nossa longevidade.

Experiência da Equipe

Nossa boa intenção talvez de nada adiantaria se não viesse apoiada em uma equipe coesa, unida, conhecedora de nosso universo de mercado. O bom ambiente de trabalho na empresa contribui para a baixa rotatividade no quadro de funcionários da empresa, sendo a média atual da equipe de 6 anos trabalhados na BarraMusic. Isso traz um conhecimento profundo dos padrões a serem adotados. Paralelo a isso estamos sempre pesquisando novas informações. Nossas fontes de conhecimento são variadas, e muito do que adquirimos veio dos próprios clientes, extremamente bem informados nos ensinam todo dia coisas novas, novos detalhes e nos impõe duvidas com perguntas muito bem elaboradas. A respostas dessas duvidas geram um trabalho que vira conhecimento, pois sempre vamos atrás das respostas que não temos, buscando-a de forma responsável

O conteúdo desse blog, por exemplo, foi desenvolvido por nossa equipe através de pesquisa, não simplesmente copiando e colando. Estamos sempre buscando conteúdo relevante, por isso, nos atualizamos em relação ao mercado, com ótimo relacionamento com os maiores fornecedores do seguimento no país, e buscando sempre maior conhecimento técnico, seja através de pesquisas ou visitas técnicas à algumas das melhores fábricas, lojas e feiras de instrumentos musicais no mundo.

Segue abaixo nossas fotos das visitas às fábricas:

Além das lojas Chicago Music Exchange | Norman´s Rare Guitars | Rudy´s Music, fomos a essas lojas para aprender com eles.Nessas viagens buscamos também nos munir de bastante material especializado, principalmente livros. Assim, em caso de dúvidas, temos sempre como recorrer à fontes seguras para darmos informações corretas, com a responsabilidade necessária.Buscamos em paralelo ter uma extensa biblioteca para consulta técnica.

Dedicação total para se resolver problemas decorrentes de negociação

Nesse aspecto é que acreditamos que temos um serviço diferenciado, pois quando algo eventualmente foge do nosso padrão, não medimos forças para corrigir o andamento da negociação. Seja ligando antes do envio do produto, auxiliando no contato com a transportadora, na troca de produtos quebrados ou ainda na execução da garantia.

Estoque atualizado diariamente

Uma forma de planejarmos nosso padrão de atendimento é estudar nos site de reclamações como o Reclame Aqui, as queixas dos compradores em outras lojas do nosso setor, tarefa fácil devido à grande incidência de reclamações de nossos concorrentes.

A falta do produto anunciado na loja é a queixa número um dos compradores de instrumentos musicais. Por isso atualizamos diariamente os produtos que estão no site, minimizando a probabilidade de um produto estar anunciado sem que o mesmo esteja disponível na loja, salvo nossos produtos de Cross Docking (venda por encomenda) que nesses casos estão destacados nos próprios anúncios.

Muito nos incomoda também um comprador vir na loja ver o produto visualizado por ele no site e não termos ele na loja por um erro de administração de nosso estoque. Não é uma tarefa simples, pois temos mais de mil produtos na loja. Mas asseguramos que fazemos o possível para que seja feito o melhor possível.

Luthier trabalhando em tempo integral na loja

Com a distância entre as partes envolvidas na negociação, um ponto começou a causar preocupação logo nos primeiros dias de vendas online. As guitarras desreguladas, os baixos que “trastejavam” ou ainda os violões com cordas extremamente altas.

Quando o cliente comprava na loja ele via a situação dos instrumentos antes de comprá-lo mas a venda não presencial não dispunha dessa facilidade. Sempre regulei as guitarras aqui da loja e da escola mas o quadro agora era outro, e a inclusão de um luthier em nosso quadro de funcionários se tornou algo natural uma vez que queremos que cada venda pela web seja nosso cartão visita para que possamos ser recomendados por quem já comprou conosco.

Condicionamento dos produtos antes de ser enviados

Uma reclamação recorrentes dos compradores de instrumentos musicais na internet é a de que receberam instrumentos de mostruário. Todo o modelo de negócio foi pensado para atender a clientes não presenciais. Por isso nosso estoque é 2 vezes o tamanho da loja. Todos nossos instrumentos de cordas são guardados em nosso estoque da maneira correta. Não ficam à mostra em nossa loja. Quando vendemos algo que é de mostruário colocamos no título do anuncio do site e aplicamos um desconto. Isso nos levou também a adotar o procedimento de enviar instrumentos de cordas previamente checados e regulados. Todos esses benefícios se estendem a quem compra os produtos na loja presencialmente. Por isso nossas vendas presenciais cresceram tanto.

Beto Laureano, pessoa pública

Logo no inicio da nossa operação, éramos um dos pioneiros em vendas de instrumentos musicais pela internet. O que fazer para quebrar esse paradigma e conquistar a confiança dos compradores?

A primeira coisa a se fazer foi trabalhar meu nome, torná-lo público no site e fazer um blog onde levava o meu nome e sobrenome. Aqui cabe um parêntese e uma homenagem ao meu pai Roberto Laureano. A forma como uso meu nome – Beto – é um sincera e natural homenagem a meu pai, pois considero que nunca chegarei perto de ser uma pessoa especial como ele foi. Assim resolvi colocar meu nome que remete a memória de meu falecido pai na frente da empresa, para dar uma “cara” à loja. Para que os compradores conheçam quem é o responsável pela loja. Me lembro como se fosse hoje, o Orkut era a rede social do momento e as pessoas consultavam meu perfil para averiguar a procedência do site. O titulo de professor que usei muito tempo, serviu para dar mais credibilidade. Título esse que defendi com unhas, dentes, gastrite, estresse e toneladas de café, pois dei aulas de música por um longo período da minha vida, exatos 15 anos. Hoje não dou mais aulas para administrar a loja, e por isso não mais fomento o uso dele, mas ainda dirijo uma escola de musica, a boa e velha E.M.B. que me deu incontáveis alegrias e centenas de amigos!

Finalizando segue meu email [email protected]. Qualquer duvida estou as ordens!

 

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